Educação é pilar de responsabilidade social de grupo de construtoras

28/04/2021 - 11:04:43

Ribeirão Preto (SP), 27 de abril de 2021 – No dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação. Para marcar a data, as construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora fazem um balanço de ações recentes (entre o final de 2020 e primeiro trimestre de 2021) realizadas em instituições de ensino em algumas das cidades onde as duas empresas atuam, no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Como explica a coordenadora de marketing institucional da Bild, Fernanda Marchioretto, a abrangência de cunho social das duas empresas é voltada à educação. É com esse foco, que as construtoras elegem projetos para apoios e patrocínios. Na hora da escolha, a preferência das lideranças é por instituições que atuam nesse ramo. “Nosso propósito é impactar, de maneira positiva, o maior número de pessoas para fortalecer nosso ecossistema. Acreditamos que a educação é o meio mais importante para que isso aconteça”, comenta a coordenadora.

Já a coordenadora de projetos sociais das construtoras, Mírian Braga, acrescenta que as empresas têm como premissa a atuação em rede: começando pelos colaboradores, como voluntários e agentes de transformação social, envolvendo as diversas áreas e setores do grupo. “Entendemos que uma conexão positiva acontece quando todas as partes envolvidas estão conectadas, genuinamente, pelo propósito maior de transformação social”, explica Mírian.

Centradas nos seus objetivos e metas de responsabilidade social, as construtoras consideram a educação como um meio de transformação social, na medida em que os projetos sociais provocam a difusão do conhecimento. A condição para selarem parcerias com instituições é que as ações geradas impactem positivamente a vida de pessoas. Outro quesito importante é que as instituições sociais envolvidas sejam capazes de promover a cultura inovadora, inclusiva e sustentável. “O segundo ponto é que buscamos alinhar a nossa atuação nesta área social ao apelo global apontado pelos ODS’s – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – no sentido de contribuir com o cumprimento da agenda de 2030”, revela Mírian.

Segundo a coordenadora de marketing institucional da Vitta, Vanessa Pupin Conacci, a empresa leva a sério o ditado, “seja parte da mudança que você quer ver no mundo”. “Aqui, levamos isso a sério. Atuamos em contexto em que somos desafiados e apresentados a novas situações todos os dias. E consideramos a educação um grande agente de transformação nesse processo”, explica a coordenadora.

As coordenadoras esclarecem que, para serem beneficiadas, as instituições também devem estar alinhadas ao propósito das marcas Bild e Vitta, ou seja, devem englobar em suas ações uma atuação responsável, ética e transparente, buscando fomentar o empreendedorismo, o protagonismo e a sustentabilidade. E que, de alguma forma, também sejam capazes de trazer experiências positivas, com possibilidade de fortalecer o ecossistema interno das construtoras - que fazem parte do mesmo grupo empresarial.

Projetos aprovados

As instituições beneficiadas pelas construtoras no período de dezembro de 2020 e primeiro trimestre de 2021 são: Lar Franciscano (Piracicaba); Núcleo Marchesi (Ribeirão Preto); Lar das Irmãs Franciscanas (Araraquara); AELESAB (Bauru); Franca Viva (Franca); Centro Comunitário da Criança do Parque Itajai I (Campinas); ABC Down (Jaboticabal); APAE (Sertãozinho); Nutras (Botucatu); Lar Santo Antônio (Serrana); e em Minas Gerais o EmCantar (Uberlândia).

Para Fernanda Marchioretto, as ações realizadas recentemente formaram as bases diretivas desta trajetória das construtoras ligadas à educação. A intenção das duas empresas é ampliar e fortalecer a atuação nessa área. “A educação empodera o indivíduo. Através do conhecimento, a pessoa amplia os horizontes, questiona mais e tem maior entendimento sobre pontos importantes da nossa história”, afirma a coordenadora.

Mírian diz que a sociedade brasileira está ganhando cada vez mais consciência da importância da educação e da vocalização social. “A educação passa a ser vista no campo multissetorial e se apresenta como o ponto central do desenvolvimento econômico e social”, conclui.

O lado de quem recebe

Uma das instituições beneficiadas pelas construtoras foi o Lar Franciscano, em Piracicaba, no interior de São Paulo. A Bild Desenvolvimento Imobiliário e a Vitta Residencial Construtora e Incorporadora deram suporte na montagem da sala de estudos do local. Um espaço já há muito tempo planejado pela coordenação da entidade, mas que não tinha dotação financeira para executar. Após as empresas conhecerem a entidade, ficaram responsáveis pela obra e a mobília adequada.

“Fizemos o projeto com as construtoras e elas fizeram a pintura, instalação de uma porta, de uma bancada e, também, doaram um sofá”, conta Thaís Chorilli, coordenadora do Lar Franciscano. A transformação trouxe aconchego ao local, que é utilizado nos momentos de estudos dos internos. Ela ainda destaca que a reforma veio em um momento oportuno, pois com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, as crianças e adolescentes acolhidos pelo lar passaram a realizar as atividades escolares de forma remota, sem sair de lá.

Doações e serviços sociais, como o que as construtoras realizaram, são bem-vindos pela instituição. A coordenadora do lar diz que, com o apoio de empresas e de pessoas físicas, “a entidade consegue fazer mais que a diferença na vida das crianças e adolescentes, para que se tornem cidadãos melhores”.

Uma outra ação realizada pelas construtoras foi na Cia Cultural EmCantar, em Uberlândia (MG). No final de 2020, as empresas se juntaram e doaram brinquedos, panetones e três notebooks em ações especiais de Natal. Porém, devido à pandemia, parte da entrega dos produtos foi adiada e realizada no início de 2021. Para a gerente Ioleides Cabral, esse tipo ação proporciona um bom efeito entre crianças e adolescentes e são sempre bem recebidos pela instituição que conta com a responsabilidade social de empresas para manter seus projetos. “Temos condições de levar para a criança, muitas vezes, aquilo que ela não consegue ter. Quando esses itens são doados para nós, são sempre bem-vindos, sejam brinquedos ou livros”, revela.

A Aelesab (Programas de Integração e Assistência à Criança e Adolescente), Organização da Sociedade Civil (OSC), também chamou a atenção da Bild e Vitta. Desde que conheceram a instituição, sediada em Bauru (SP), as construtoras realizaram diversas ações sociais voltadas ao seu público. No primeiro contato, no final do ano passado, ambas doaram três notebooks e, na Páscoa deste ano, fizeram a distribuição de ovos de chocolate para serem entregues às famílias atendidas. “Com as atitudes de instituições privadas, tem sido possível atender a todas as famílias cadastradas na instituição neste período”, explica a assistente social, Jéssica Matos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes do Jardim Marchesi, em Ribeirão Preto, ligado ao Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, é outro exemplo de projeto apoiado pelas construtoras. “Devido à parceria com as duas empresas, o Marchesi é hoje um dos núcleos com melhor estado de funcionamento. Seria ótimo se tivéssemos uma Bild e uma Vitta para cada um dos núcleos da cidade”, conclui o coordenador dos núcleos de Ribeirão Preto, Daniel Siqueira.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. Possui uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, totalizando 7.500 unidades lançadas e 4 mil clientes: são 58 empreendimentos lançados, destes 27 já foram entregues (incluindo três hotéis). É uma empresa com 14 anos de atuação presente em cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais (Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Marília, São José do Rio Preto, São Carlos, São Paulo, Sorocaba, Limeira, Uberlândia e Uberaba – com lançamentos em nove cidades.

Sobre a Vitta Residencial

A construtora atua no mercado regional do Estado de São Paulo e Minas Gerais e tornou-se referência no setor imobiliário, com mais de 17 mil imóveis lançados nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca, Serrana, Campinas, São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, além de se expandir para Minas Gerais pela primeira vez nesse ano, inicialmente em Uberlândia e depois em Uberaba. 

Com 14 unidades em funcionamento (sendo duas em Ribeirão Preto), ao todo reúne 73 empreendimentos em seu portfólio – todos atrelados ao programa Casa Verde e Amarela, com facilidades e benefícios em financiamentos. Criada há 10 anos, a Vitta Residencial já entregou 10.960 unidades. Hoje vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo País.

Autor: usuario07