Arboviroses: início do período de chuva preocupa Departamento de Vetores e Zoono

Sem os devidos cuidados, criadouros do Aedes aegypti se formam em diferentes pontos das casas e terrenos

24/09/2018 - 16:09:07

O período de chuvas chegou e com ele a necessidade de redobrar a atenção em relação à dengue e as outras arboviroses. Mesmo com todos os cuidados e trabalho contínuo da Prefeitura de Jaboticabal nunca a ajuda da população foi tão importante.
“Em apenas dez minutos verificamos os nossos quintais, calhas e outros pontos que podem acumular água. Hoje não evitamos apenas a dengue, mas também a febre amarela, zika e Chikungunya. Não existe remédio melhor contra essas doenças do que a prevenção”, afirma a secretária de Saúde, Maria Angelica Dias.
Cuidados necessários – Quem for verificar os pontos de casa não pode esquecer também dos locais mais altos. 
A água limpa das chuvas pode ficar empossada na laje, calhas entupidas, caixa d’água sem tampa e base do ar-condicionado.
Bebedouros de animais, piscinas, pneus abandonados, garrafas, base do motor da geladeira e vasos de plantas também podem acumular água. 
“Uma simples tampinha de garrafa pode virar um criadouro. Por isso é tão importante manter casas, quintais e terrenos baldios sempre limpos e organizados. Mais uma vez, pedir o empenho de todos”, finaliza Maria Angelica. 

 

Autor: Jornal a Gazeta