Há vagas: Jaboticabal encaminha dependentes químicos para clínicas terapêuticas

Adesão é voluntária; parceria viabiliza R$ 1.350,00 por mês, pagos diretamente às clínicas

29/07/2017 - 11:07:28

O CAPS de Jaboticabal - Centro de Atenção Psicossocial, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está encaminhando pacientes para clínicas especializadas. O Programa Recomeço ajuda dependentes químicos e oferece tratamento e acompanhamento multiprofissional aos familiares. As vagas disponíveis são liberadas por uma central regional, a partir do interesse do paciente, que voluntariamente adere ao tratamento.
Para ser inserido, primeiro o paciente tem que estar bem clinicamente, esses exames e avaliações atestarão essa condição. “Depois, poderá ser encaminhado para uma clínica terapêutica, onde poderá ficar até 180 dias sob assistência multiprofissional para depois ter a sua reinserção social e familiar. Se o laudo médico não for positivo, é necessário que a pessoa receba antes o atendimento clínico necessário”, explica o prefeito José Carlos Hori.
O CAPS é a porta de entrada para o programa e tem como função acolher e dar direcionamento ao paciente. Exames de sangue, urina, fezes, sorologia e avaliações odontológica e médica fazem parte do processo. Com os resultados em mãos, é expedido um relatório de saúde mental.
O tratamento é todo custeado pelo Governo do Estado, que possui convênio com clínicas terapêuticas em diversas regiões do território paulista.
Como funciona - O paciente receberá um cartão com os seus dados, o Cartão Recomeço. Este servirá para controlar a sua presença ao longo do tratamento. O dependente ou sua família não recebem o valor em dinheiro, que só é realizado diretamente às entidades de recuperação. Serão R$ 1.350,00 por mês, em até 180 dias (seis meses) – período considerado por especialistas o tempo adequado para a recuperação do dependente.
Para mais informações, o CAPS fica na Rua Batista Tibério de Almeida, 430, Jardim Angélica. O telefone é o (16) 3203-7919.

 

Autor: Jornal a Gazeta