APA castrou quase 3 mil animais em 2016

Início de novo ano é marcado pelo otimismo

10/01/2017 - 11:01:19

A Associação Protetora dos Animais – APA, de Jaboticabal, tem muito a comemorar. Mesmo sem o repasse mensal da Prefeitura, a associação conseguiu castrar 2.991 animais e superar os números de 2015. A expectativa é que neste ano a parceria seja retomada.

Do número total de animais castrados, foram: 1.070 cadelas, 357 cães, 1.060 gatas e 503 gatos. Em 2016, foram esterilizados 768 animais a mais, se comparado ao ano anterior. “Cumprimos mais uma missão com louvor. A luta foi muito árdua, principalmente para conseguir recursos governamentais, uma vez que das 12 parcelas que a APA tinha para receber da Prefeitura para a esterilização de animais, apenas quatro foram pagas”, explica o presidente da APA, Jeffrey Frederico Lui.

A expectativa é de que a parceria seja retomada com o início do novo governo. “Este ano já renovamos o Convênio e acreditamos que algo poderá mudar para melhor. Para o bem de todos, principalmente para os animais”, falou.

Jeffrey ainda explica que o propósito da associação é castrar animais e assistir animais carentes na medida do possível. Entretanto, nem sempre é possível atender toda a demanda de prontidão. “Fizemos muitas assistências veterinárias em animais carentes, tudo isso dentro das possibilidades da APA, pois o que mais encarece as contas mensais é, justamente, a assistência veterinária, a qual não temos como missão. Ajudamos dentro do possível”, completou.

A APA conta com o auxílio cirúrgico e técnico de professores, médicos veterinários residentes do HV, pós-graduandos e acadêmicos de medicina veterinária, além do apoio da Direção da UNESP. “Inúmeros voluntários de Jaboticabal ajudam muito para que este projeto de esterilização ocorra todas as quartas e quintas-feiras pela manhã. A todos o nosso agradecimento”, finalizou o presidente.

Para agendar castrações, ligue no telefone (16) 3209-7507 ou no Setor de Zoonoses (16) 3202-8320.

Texto: Alexandre Rocha

Autor: Alexandre Rocha